terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Dia 18 - Um dia de cozinha

Oi, gente!

Hoje o dia foi realmente intenso... Eu estava escalada para trabalhar na cozinha – e isso significa fazer cafe’, almoco e janta. Aqui na base tomamos cafe’ da manha ‘as 7h, por isso tive que acordar ‘as 6h pra preparar tudo. E, quando todo mundo acabou, eu limpei a cozinha, lavei a louca e organizei o refeitorio.

Geralmente temos um intervalo ate’ 8h30, mas pra mim acabou nao dando tempo de descansar. ‘As 9h chegou Mamma Joseph, a cozinheira da base. Imaginei que comecar a fazer o almoco ‘aquela hora seria muito cedo, mas nao disse nada quando Mamma Joseph me mandou comecar a cortar os vegetais.

Foi uma manha muito divertida! Ela fala muito pouco ingles, so’ o basico mesmo. E, como ela sabe que eu fico tentando aprender suaili, ela so’ falava comigo nesse idioma. Aproveitamos o contexto, e tive uma bela licao de suaili. Ja’ sei falar pimentao, tomate, alho, cenoura, arroz... Mamma Joseph e' uma fofa!

Aos 10 anos, quando comecei a estudar ingles, nao imaginei que eu um dia estaria andando pelo mundo, conhecendo e me comunicando com gente dos quatro cantos do planeta. Hoje vejo que, ate’ nisso, Deus estava me preparando. Como muitos sabem, sou professora de ingles em um curso particular, e vejo muitos dos meus alunos indo praticamente arrastados para a sala de aula. Alguns passam o tempo todo calados, se recusam a responder as perguntas, nao querem participar. Mas pra mim, estudar ingles nunca foi um fardo – e olha que eu passei 7 anos no curso!

Cada vez mais acredito que precisamos encarar todos os passos da nossa vida como uma preparacao para algo maior que Deus ja’ separou para nos... E, assim como o ingles e’ uma excelente ferramenta, creio que os outros idiomas aos quais tenho me dedicado, meu curso universitario e as experiencias que tenho vivido em missoes, entre outras coisas, vao me dar aquilo que eu preciso pra fazer o trabalho que Deus colocar em minhas maos.

Bem, de volta ‘a cozinha... Em meio aos risos com Mamma Joseph, fiz novamente aquela salada maluca que eu inventei e – inexplicavelmente – todo mundo gostou. Tive meia hora de intervalo depois do almoco, e comecamos a fazer Chapatis para a janta. Nada menos que 142 Chapatis! Voces nem imaginam o trabalhao que isso e’...

No final da tarde, alem das atividades da cozinha, estava tomando conta de um garotinho de 3 anos, chamado John. Terminei tudo por volta das 18h. Foi cansativo demais dar conta de uma crianca cheia de energia e preparar um jantar ao mesmo tempo, e quando terminei de comer eu estava completamente exausta e cheirando a fumaca. Ossos do oficio...

Gente, sinceramente, eu to muito feliz aqui. E hoje bateu um aperto ao pensar que so’ faltam 2 semanas pra eu voltar pro Brasil. Espero ainda aprender muito, e compartilhar com voces tambem.

Obrigada por continuarem visitando o blog e comentando. Mesmo no final do dia, cansada, quando eu penso nos meus fieis leitores bate logo a vontade de escrever! Mas por hoje e’ so’... Ate’ amanha!

8 comentários:

  1. Que lindo, meu Didi! A Mamma Joseph é muito fofinha mesmo! E continua escrevendo, a melhor parte do meu dia é vir aqui me atualizar e matar um pouquinho da saudade. Beijos e se cuida =*

    ResponderExcluir
  2. Anônimo24/1/12

    Oi querida,
    Se todos os jovens pensassem como vc teríamos mais missionários dispostos e disponíveis p o serviço. bjs
    Cristina

    ResponderExcluir
  3. Joacy24/1/12

    Que bom Aninha que Deus tá te usando em mais esse trabalho. Tenho muito orgulho de você. Te amo muito. Beijos!!! Jojó

    ResponderExcluir
  4. Anônimo24/1/12

    Meu Zizi,

    Quando vc chegar quero comer salada maluca no almoco e chapatis no jantar. Você faz pro Popis?

    Deus te abencoe, minha delícia!

    Popis

    ResponderExcluir
  5. Regina Célia24/1/12

    Oi lindinha!
    Também quero comer chapatis. Quem sabe colocar na cantina pra vender? kkkkkk
    Na realidade qdo estava lendo pensei em uma daquelas reuniões dos jovens. O cardápio será bem diferente e todos experimentarão esse prato novo que vc tanto fez hoje. kkkkkk
    Deus continue te abençoando.
    bjs potiguares

    ResponderExcluir
  6. Mamma Midiå24/1/12

    Meu amor! Tåo trabalhadeira! Que bom que voce esta feliz, exercitando seu dom de linguas, de culinaria de bab'a e outras coisas mais. Realmente, voce esta honrando e usando bem tudo o que aprendeu.
    To com muita saudade. Cuide-se bem.
    Boa noite, filha. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  7. ju lobo25/1/12

    Oi
    Eu adoro cozinhar espero que vc tbm se apaixone, quando chegar pelo que tô vendo vai ter que fazer um jantar p/ galera e pooooooooooooode me convidar hehehehehehe

    Se vc quiser se especializar tbm no oficio de babá tem um gostosão aqui que adora fazer novas amizades depois dê uma olhadinha no blog www.pedrinhoumlobinhoespecial.blogspot.com

    bjim e boa sorte Deus de abençoe

    ResponderExcluir
  8. Anônimo25/1/12

    Minha linda! Vc contagia a gente com seu entusiasmo em tudo o que faz! Embora saibamos que muitas tarefas que tem executado aí são cansativas, e talvez muitos de nós não nos sintamos capazes de experimentar, suas expressões deixam claro seu amor pelo trabalho que vc tem certeza lhe foi concedido pelo Senhor nosso Deus. É muito gratificante (e desafiador) vê-la usar seus dons e habilidades para honrar aquele que lhe "chamou". SERVIR é atitude de um verdadeiro ADORADOR! E vc tem adorado a Deus dedicando a Ele sua juventude, sua força, sua capacidade física e intelectual. Seu exemplo tem me incentivado e desafiado a entregar o meu melhor ao meu Deus e Senhor.
    Obrigada pela benção que vc tem sido em minha vida, especialmente nesses últimos dias, através desse blog.
    Que o Senhor lhe abençoe e guarde.
    Beijos
    Tia Miriã

    ResponderExcluir

O que você achou?