A organização


Nas viagens missionárias que tenho feito, vou sempre pela Jocum – Jovens com uma Missã. A Jocum é uma organização internacional de missionários, presente em mais de 180 países. Sua sigla original é YWAM. A Jocum foi fundada em 1960, e engloba cristãos do mundo todo, independente de suas denominações. O propósito dessa organização é conhecer a Deus e fazê-lo conhecido.

As formas de participar incluem dedicação integral, ajuda financeira, voluntariado e outros. Os voluntários que vão por curtos períodos são chamados Mission Builders – traduzindo literalmente, significa “construtores de missões”. São pessoas que vão auxiliar em tarefas das bases onde ficam, servindo como suporte aos missionários efetivos. Em geral, o tempo de admissão vai de 3 semanas a 3 meses, dependendo das leis de permanência do país e do interesse da base.

Para atuar como Mission Builder, você precisa, em primeiro lugar, ter Jesus como único Senhor e estar em comunhão com Ele (ou seja, com as contas acertadas, nada de desvios!). Também é necessário ter muita disposição para servir no que for necessário. Digo por experiência própria: o trabalho não para e pode ser qualquer coisa (de limpar vasos sanitários a fazer grandes eventos de evangelismo). Além disso, é preciso preencher formulários próprios de cada base e ter uma carta de recomendação de sua liderança (por isso é preciso estar inserido em uma igreja). O meu pastor, Edison Vicente, da Primeira Igreja Batista de Natal, já é craque em escrever cartinhas para mim!

Para ser um missionário efetivo da Jocum, é necessário cursar a Escola de Treinamento e Discipulado que eles oferecem em quase todas as bases. A escola dura cerca de 5 meses, sendo 3 de estudos teóricos e outros 2 de prática. Meu sonho é fazer essa escola assim que terminar a faculdade! Enquanto isso, tenho ido para o campo como Mission Builder.

Não deixe de visitar o site da Jocum para saber mais sobre esse trabalho! E se você estiver procurando uma experiência internacional, acesse o portal da YWAM. Para saber mais sobre Mission Builder, é só clicar aqui!