O ano começou muito especial! Em meio a toda expectativa dessa contagem regressiva que está voando, vivi um momento muito bom ontem na minha Igreja. O pastor e a congregação oraram por mim e por Talyta - uma amiga que está indo para o Peru, passar três semanas também em uma base da Jocum. Foi legal ser enviada oficialmente, e fez sentir melhor o clima do "tá chegando a hora".
Roupa é parte integrante de uma cultura. Para nós, brasileiros, que já nos perdemos tanto na mistura com europeus e demais americanos, o jeito de se vestir pode não importar tanto. A gente acha que calça jeans e camiseta são regras do mundo todo, e torce o pescoço olhando descaradamente quando vê alguém de burca ou outras roupas diferentes na rua.
Viajando, tenho aprendido coisas que jamais saberia pela escola ou mesmo ouvindo a experiência de outros. E, apesar de já contabilizar 7 países nas minhas andanças, essa vai ser a primeira vez que vou a um lugar onde as pessoas se vestem de maneira diferente. Como no Quênia existem muitas tribos, não se pode escolher um ripo de roupa como sendo a vestimenta nacional, mas o mais comum é econtrar mulheres usando saias e vestidos abaixo do joelho.
Ir para outro país na condição de turista até que permite certa liberdade. Ninguém espera que você compre roupas compatíveis com seu destino toda vez que vai viajar - apesar disso, mesmo quem vai só a passeio dev saber ponderar e encontrar a linha do respeito. Mas, indo a trabalho, a situação muda. E é esse o meu caso. Não dá pra "fingir que não sei". Ainda mais sendo um trabalho com a comunidade!
Nas recomendações que recebi para a viagem, roupa é um aspecto forte. Mulheres não devem deixar os ombros descobertos, não usar saias, calças ou bermudas acima do joelho e nada que seja colado ao corpo. Ou seja: quase impossível para uma brasileira, ainda mais em pleno verão.
Acabei tendo que comprar roupas que talvez não usaria em outras ocasiões - principalmente por causa do meu tamanho. Convenhamos que uma pessoa de 1,54m não fica lá muito elegante usando saias até o pé. Mas são ossos do ofício. Quero corresponder inteiramente ao que se espera de mim. E se é preciso abandonar o jeans por um mês, isso não vai me fazer menos feliz ou tirar minha vontade de ir! Só tenho que me acostumar, né?
Ah! Ia esquecendo... Feliz Ano Novo!
O tempo realmente voou. Parece que foi ontem que tava indo para Ushuaia e agora... de malas prontas pro Kenia! Quem bom ver que as coisas etão acontecendo, graças a misericórdia de Deus. Tomara que sua estada lá tbm passe bem rápido pra gente aqui =)
ResponderExcluirMeus bõoooeeens, vou sentir tanta saudade :(
ResponderExcluirMinha linda! Estou acompanhando vc em oração, e curtindo essa sua empolgação contagiante com cada detalhe dos preparativos para viagem! Vc é uma pessoa especial. Pequena só na estatura! Papai do céu nos deu o privilégio de tê-la na família; pode ter certeza que sua atitude tem contribuido para melhorar nossa relação com Ele. Um enorme abraço e muito carinho e saudade. Tia Miriã
ResponderExcluirTia, muito obrigada pelas orações e pela torcida! Te amo muitão e também estou com saudade...
ResponderExcluirMuitos beijos!