Até a semana passada, meus dias estavam muito cheios, ainda terminando coisas na faculdade e conciliando os dois trabalhos. Mas este é o lado bom de se manter tão ocupado: de repente, a gente percebe que o tempo voou ao nosso redor. E, gente, faltam 10 dias! Quase não posso acreditar...
Os últimos dias foram de boas surpresas. A maior delas foi (e está sendo) contar com a ajuda de amigos da Igreja. Além de contar com todo o incentivo emocional, agora o financeiro também entrou na roda. Sei que algumas pessoas podem ver isso como uma situação muito cômoda, mas sei também que quem tem cooperado sabe que eu não estou indo atrás de realizações pessoais e caprichos.
Eu fico cheia de braços e pernas pra essas coisas. Ainda preciso me acostumar que a vida que escolhi pra levar depende também de quem está segurando as cordas do outro lado - orando e sustentando financeiramente.
Ontem estava falando com um amigo (que, para minha surpresa, também já foi para o Quênia em viagem missionária) o quanto a velocidade dos acontecimentos tem me surpreendido. De repente, me ver como uma missionária mesmo, representando minha igreja, recebendo sustento, é um pouco assustador. Uma chuva de realidade, um despertador de responsabilidade. Eu achei que essas coisas estivessem no meu futuro, mas aqui estou eu, vivendo agora o que eu pensava que estava guardado pra depois.
Essa é uma das situações para as quais é difícil encontrar palavras. É como se alguém estivesse me sacudindo, dizendo que agora é pra valer. E, ao mesmo tempo em que eu me vejo tão pequena e tão nova, sinto uma força que sei que não é minha. Tenho certeza do terreno no qual estou pisando, e não me arrependo de ter escolhido a melhor parte - cumprir o ide, buscar participação máxima no Reino de Deus.
E a outra grata surpresa diz respeito a descanso. Sim! Descanso! Desde que eu resolvi entregar meu mês de férias para trabalhos missionários, não pude ainda ter férias completas. Em 2011, foram cinco dias de folga. E no ano que vem, vou ter um dia dedicado só a mim. A descansar e até turistar um pouquinho! Em um dia não dá pra tirar o atraso do sono e da necessidade de ficar sem fazer nada, mas eu estou realmente muito feliz, e encarando esse como um dia de ouro!
E essa data feliz vai ser 08 de fevereiro! Depois de um mês de trabalho intenso lá no Quênia, vou dar uma paradinha de pouco mais de 24h em Joanesburgo, na África do Sul. Na saída de Nairobi, meu voo faz conexão lá, então adiei a passagem Joanesburgo - São Paulo para pode aproveitar os ares sul-africanos.
Ainda não decidi o que fazer nesse "golden day", mas até lá dá tempo de pesquisar bastante. Quando viajo, gosto muito de andar de bicicleta. Acho que pedalar é uma ótima maneira de observar a cidade, as pessoas, as construções, o trânsito, o ritmo do lugar... Então, dedos cruzados pra eu conseguir achar um tour ciclístico!
E aqui cabe uma ressalva e uma prestação pública de contas. Eu tenho um cuidado rigoroso com o dinheiro que está separado para missões. Durante o ano, cerca de 40% do meu salário era mensalmente dedicado a minha conta missionária. Essa conta é destinada a pagar as despesas da ida, estada e volta. Nada de souvenirs, passeios, restaurantes... Para essas coisas secundárias, o dinheiro separado para missões nem será tocado - vou usar meu salário de Janeiro para isso.
Acho que as coisas do Senhor são sempre exclusivas. E tanto o recurso que eu juntei quanto o que recebi de sustentadores é sagrado.
Bem, essas são as novidades pra hoje! E deixo aqui o meu checklist atualizado:
☑ Tirar visto
☑ Comprar passagem Natal - São Paulo
☑ Comprar passagem São Paulo - Quênia
☑ Mudar horário da conexão de volta na África do Sul
☑ Reservar hotel para conexão de volta na África do Sul
☑ Trocar reais por dólares
☐ Contratar seguro de saúde
☐ Verificar tamanho de mala de mão permitida pela South African Airways
☐ Tomar vacinas (só faltam uma, que está marcada para amanhã!)
☑ Comprar tecido para fazer saias longas
☑ Ir à costureira
☑ Comprar protetor solar
☐ Comprar repelente (do mais potente possível!)
☐ Separar remédios que preciso levar
☐ Verificar se minhas malas estão adequadas
☐ Separar blusas que cubram os ombros (se não forem suficientes, comprar mais)
☐ Separar roupa de cama e toalhas
☐ Estudar frases básicas de suaíli
☐ Comprar um sapato bonitinho o suficiente para ir à igreja e, ao mesmo tempo, confortável o suficiente para caminhar 5km
Pois é, os próximos 10 dias vão ser corridos! Mas eu tô pura animação, e sei que vai dar tudo certo!
Deus abençoe vocês!
Ana,
ResponderExcluirTamo junto com vc nesta empreitada.
Conte conosco! Deus abençoe e proteja vc!
Abs,
Obrigada mesmo por todo o apoio, João!
ResponderExcluirSei que posso contar com vocês sim! :)