Em vários países da África, são reconhecidos como idiomas oficiais algumas línguas de origem tribal. A África do Sul, por exemplo, tem 11 idiomas oficiais! No Quênia, são apenas dois: Inglês, já que o país foi colônia britânica, e Kiswahili (para nós, Suaíli), falado também na Tanzânia, em Uganda e outros.
Antes de falar do suaíli, uma consideração sobre o inglês. Estudei esse idioma por quase 7 anos, e sou professora desde 2008. De verdade, não existe quase nada mais difícil do que entender um africano falando inglês. Tenho uma amiga da Nigéria, e lembro que, nos primeiros dias conversando com ela, tinha que pedir diversas vezes que ela repetisse ou falasse mais devagar. Acho que no Quênia não será muito diferente. Outro dia estava ouvindo uma música queniana, e devo ter levado alguns bons minutos até descobrir que estava sendo cantada em inglês.
Quanto ao suaíli, é uma língua diferente de qualquer coisa que eu já tenha estudado ou escutado. Com certeza, não vai dar pra eu aprender em 40 dias essa língua completamente nova, mas quero me esforçar e decorar pelo menos algumas frases e palavras. A boa notícia é que encontrei muitos dicionários e guias de suaíli na internet. Aqui vai uma listinha básica de frases pra decorar.
Mas a melhor de todas ainda está por vir. Você lembra dos nossos amigos Timão e Pumba? Pois é, quem assistia esse desenho certamente se lembra da frase "Hakuna Matata", que era o lema da dupla. Descobri que Hakuna Matata é uma expressão em suaíli, e muito usada, que significa "tudo bem" ou "ok". Legal, né?
Bem, vou ficando por aqui...
Que na semana de vocês tudo seja hakuna matata!
Kwaheri!
Quem já viu falar "eu não falo suali" em suali????
ResponderExcluir=)
É pra pessoa não ter dúvida de que eu estou dizendo que não falo suaíli! :D
ResponderExcluir