quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Faltam 59 dias! - O lugar pra onde vou


Confesso que, quando comecei a procurar uma base, o interesse por achar um lugar era tanto que eu nem fui tão seletiva. Alguns nomes me assustavam de cara, como "Líbia", mas outros, com "Angola", me causavam uma certa simpatia. O que eu queria mesmo era um destino, então não li muito sobre os países que integrariam minha lista de candidatos. Não escolhi o Quênia depois que pensar ou pesquisar muito. Foi vendo o site da base que me animei para ir. Aí sim, comecei a estudar...

O Quênia fica na costa leste da África, e é banhado pelo Oceano Índico. Faz fronteira com Sudão do Sul, Etiópia, Somália, Tanzânia e Uganda. O país foi colônia do Reino Unido, e só se tornou um estado independente em 1963.

 Mapa do Quênia

Os números não são muito favoráveis ao Quênia. O sistema de saúde ainda é precário, e apenas 2% da população consegue atingir os 65 anos de idade. Nem 75% de seus quase 35 milhões de habitantes são alfabetizados. O Quênia ocupa a 142º posição no Índice de Desenvolvimento Humano, posição considerada baixa nesse ranking.

Mas vamos falar de coisas boas! O Quênia é um país lindo. Consegue abrigar praias exuberantemente azuis em seu litoral, montanhas nevadas como o Monte Quênia e os maravilhosos lagos Victória e Turkana, essenciais para o abastecimento de água do Quênia e vários de seus vizinhos.

Os idiomas oficiais do Quênia são Inglês (tá no papo!) e Swahili. E, acredite ou não, eu encontrei na internet vários dicionários dos quais não vou me desgrudar!

A base para onde vou fica na cidade de Athi River, cerca de 50km ao sul de Nairobi. Para quem lembra das aulas de Geografia em que estudávamos vegetação, Athi River está imersa numa paisagem de savana. Da base, é possível ver girafas (sim, girafas!) e outros animais selvagens passeando.

 Foto tirada da base de Athi River

Na YWAM Athi River, desenvolvem-se trabalhos de evangelismo, visita a escolas e pessoas enfermas, pré-escola, tutoria de crianças em situação de risco, construção e outros. Vale a pena visitar o site da base. Quem sabe você não encontra um projeto que queira apoiar?

As instalações da base são bem simples (os banheiros, por exemplo, são latrinas – aquele buraquinho no chão – e não há água encanada para banho). Mas como quem está apaixonado nunca olha para o lado “ruim”, saber disso não me deixou nem um pouquinho menos entusiasmada.

Esse é um retrato visto de muito, muuuito longe. Estou contando os dias para chegar lá e dizer pra vocês cada detalhe da minha nova casa.

Faltam 59 dias!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou?