La' se vao 7 dias... Hoje de manha fiz cartoes novamente, e 'a tarde trabalhei na cozinha, fazendo Chapatis. Eu nao saio daqui enquanto nao ficar expert nisso!
Ontem a noite foi maravilhosa. Eu estava saindo do banho quando notei que tinha faltado luz. Olhei para o ceu e quase chorei com a beleza das estrelas. Athi River esta' bem acima do nivel do mar, e daqui a gente sente como se o ceu estivesse mais perto. Com a falta de energia, tudo ficou ainda mais lindo! Fui para o meu quarto e Mulenga estava la'. Conversamos sobre mil coisas, ate' que chegamos onde Deus queria que chegassemos. E vou contar pra voces como essa conversa, iluminada apenas por uma lanterna, foi uma experiencia maravilhosa...
Mulenga e' apaixonada por musica. E, alem de ter uma voz linda, ela toca violao. Ela contou que seu maior objetivo e' poder alcancar as pessoas atraves do louvor, e disse que, no ano passado, recebeu um convite especial. Um professor que visitou a base a chamou para participar de uma escola nos Estados Unidos que comecaria agora em Janeiro. Sao 8 meses de estudo, e um dos focos dessa escola e' a adoracao. Mulenga se encantou com a ideia, mas preferiu nao alimentar expectativas, porque sabia que nunca poderia pagar pelos custos de ida e por seu sustento la'.
No dia em que esse professor saiu da base, ele a chamou para conversar e disse que pagaria pelas suas despesas da escola, cerca de 5 mil dolares. Nao foi suficiente para animar Mulengo. Ela sabia que jamais teria dinheiro pra compras passagens de ida e volta para os Estados Unidos.
Poucas semanas depois, Mulenga recebeu um email desse mesmo professor. Ele estava reforcando o convite, reafirmando o compromisso de pagar a escola, e dizendo que bancaria tambem as despesas do transporte. Ela teria que se preocupar apenas com seu visto. O coracao de Mulenga disparou e encheu de expectativa. A partir dali, o sonho comecou a ganhar forma e parecer possivel.
No inicio desta semana Mulenga foi ate a embaixada do seu pais, a Zambia, para saber como faria pra adquirir o visto para os EUA. Os agentes informaram a ela que o documento custaria 14 mil xelins (moeda queniana), ou seja, cerca de 350 reais. Ela nao tinha esse dinheiro. Tudo o que conseguira juntar ate entao somava 8 mil (200 reais). Como se nao bastasse esse banho de agua fria, Mulenga foi informada que havia um problema com seu passaporte, e ela teria que fazer um novo. La se iam mais 7 mil xelins (175 reais).
Mulenga voltou para a base desanimada e pedindo oracao. Como Deus poderia ter dado o pagamento da escola e das passagens aereas, que eram a parte mais dificil, mas deixado um detalhe assim escapar?
Naquele escuro, ouvindo a historia de Mulenga, comecei a lembrar das tantas pessoas que me ajudaram nessa viagem. Recebi muito mais do que poderia esperar, ate' de pessoas que nem eram tao proximas a mim. Cheguei ate' aqui sem ter falta de nada, gracas tambem a esses irmaos. Mas eu sempre tive a consciencia de que o que e' do Senhor e' do Senhor. E o dinheiro que recebi nao e' meu, assim como esta missao nao e' minha. Eu sei que tudo o que tenho pertence a Ele!
Conforme Mulenga falava, comecei a pensar que eu nao poderia deixar passar a oportunidade de abencoar alguem. Deus tinha me dado tanto! Agora eu nao poderia me fazer de cega e surda pra necessidade do outro. Quando Mulenga terminou de falar, eu disse "Vou pagar pelo seu passaporte". Ela ficou procurando as palavras, mas nao conseguia dizer nada. So' ria, repetindo que nao acreditava e que Deus estava me usando de uma maneira que eu nem imaginava.
Na terca-feira nos tinhamos passado boa parte da noite cantando e tocando. Eu no teclado, ela no violao. Ela me disse que estava muito desanimada naquele dia, mas que quando estava ali comigo, louvando a Deus, as preocupacoes desapareceram e ela teve certeza que Ele ia prover.
Mulenga nao parava de me agradecer, e combinamos que pela manha eu daria a ela os 7 mil, e ela seguiria pra Nairobi.
Quando orei antes de dormir, senti que ainda nao era suficiente, mas nao falei nada. De manha, quando nos encontramos para que ela recebesse o dinheiro, lhe entreguei 10 mil - 3 acima do combinado. Acho que fiquei tao feliz quando Mulenga, por ve-la mais perto do seu sonho.
Ela voltou de Nairobi agora 'a noite. Completamente cansada, mas completamente feliz. Ontem ela precisava de 13 mil, agora so' faltam 3 mil e ela tera' o dinheiro que precisa para o visto. 3 mil xelins sao 75 reais. Sei que, para a grande maioria dos meus amigos e familiares, esse valor nao significa praticamente nada. Infelizmente nem sempre nosso bolso condiz com o desejo do nosso coracao, mas se voce quiser e puder ajudar Mulenga, e' so' mandar um email pra mim. Meu endereco e' analuiza_augusto@yahoo.com.br.
A noite de ontem terminou ainda mais feliz. Passei 20 minutos no telefone com meus irmaos! Que saudade de tudo, ate' das implicancias! Pena que papai e mamae nao estavam em casa...
Por hoje e' so'. Fico feliz porque estou realmente aprendendo que o que esta' em Atos 20:35 e' verdade: muito melhor e' dar do que receber. Nao deixe escapar a oportunidade de abencoar alguem. E nao falo so de dinheiro! Se voce ouvir um pouquinho quem esta' do seu lado, vai perceber que sempre ha' algo em que podemos ajudar...
Obrigada pela companhia nessa viagem! Beijos!!!
Aninha que benção nossa cada dia q leio seu blog me impreciono de como Deus esta no controle de tudo....Deus te abençoe cada vez mais e te cubra de bençaos sem medida um bj enome
ResponderExcluirLeticia Fausto
Ana! to adorando acompanhar seu blog! e pode apostar que quem acompanha do lado de cá também está aprendendo muito com os seu relatos. Que o Pai celestial continue a abençoar a todos. ;)
ResponderExcluirPS: aprende a fazer um chapati sem gluten e sem lactose p mim viu?! ushaushuahs beeijos
Aninha, que lindas coisas Deus tem feito! Estou muito emocionada com suas postagens. Realmente, é melhor dar do que receber.
ResponderExcluirAngélica.
DunDum!!!!
ResponderExcluirMuito lindo o que voce esta vivendo e deixando Deus fazer atraves de voce! Entendo o sofrimento da Mulenga e passei por isso antes de conseguir chegar agora onde estou, na Columbia University em New York! Deus honra aquele que persevera e Ele honrara a sua amiga tambem! Por isso, gostaria de dizer que eu e Rubinho podemos ajudar e doar os R$75,00 que esta faltando, para que nossa irma em Cristo, possa realizar o sonho dela assim como eu estou realizando agora!!!
Por falar nisso estou nesse momento em um dos computadores da Columbia University...rsrs
Me diz como podemos fazer para enviar o dinheiro para voce! E diga a Mulenga que ficaremos muito felizes por isso!!!
Como voce mesmo acabou de dizer, melhor coisa e dar do que receber!
Amamos voce e estamos aqui intercendendo pela sua missao! Nao se esqueca de orar pela nossa missao aqui tb em NY.
Bjs
Filha querida,
ResponderExcluirReceber é sem dúvida muito bom. Mas repartir é ainda muito melhor. Todas as alegrias e bênçãos que recebemos são potencializadas quando as colcamos a serviço de Deus e a favor do próximo. Nada temos, tudo é dEle. E é por Ele e pra Ele que deve ser usado e repartido.
Fico muito feliz por você estar sendo instrumento de bênçãos na vida de nossos irmão. Eu fui muito abeçoada por Deus quando ele me deu você. Agora sinto-me muito mais abençoada por repartir você com o mundo.
Beijos, filha.
Deus te abençoe.
Oi Lindinha! Hoje não tenho muito para te falar, estou quase dormindo em cima do pc, kkkk. Mas, tive q vir fazer meu exercício diário: ler seu dia no blog. Deus continue te abençoando e espero saber mais notícias suas e da Mulenga. bjs potiguares
ResponderExcluirAna, sem dúvida esse seu post está emocionante e sua viagem está com certeza me comovendo e me fazendo repensar alguns planos...
ResponderExcluirFiquei muito animada com a possibiliade de ajudar a Mulenga com seu grande sonho. Já li em um dos comentários que mais gente vai ajudar, mas gostaria muito que vc me mandasse um e-mail me dizendo como eu mando o dinheiro para eu também ajudar, um dinheirinho extra não vai fazer mal a ela, né?
Me fale assim que puder... priscilamana@gmail.com
Olá Ana Lú,
ResponderExcluirParabéns pelo desprendimento em dividir daquilo que recebeste: Bênçãos de Deus! Continua firme no propósito de ajudar e servir àqueles que estão ao seus redor.
Bjs,
Pr. Edison
Que maravilha! Aninha, você está sendo usada por Deus para mostrar as pessoas que tudo é possível ao que crê como diz na Bíblia. Sem palavras!!!
ResponderExcluirNão existe nada melhor do que ser amigo de Deus♪
InaH
Filha,
ResponderExcluirO que nos faz reconhecidos como discípulos de Jesus, é a maneira com que amamos uns aos outros. Seu despreendimento e a forma como você se relaciona com a necessidade das pessoas são marcas inequívocas da presença de Deus em sua vida. Tenho muito orgulho em ser seu pai e de ter contribuído para dar ao mundo alguém tão notável.
Popis.
Jambo bibi Aninha!
ResponderExcluirFico muito feliz em ver suas aventuras onde "a cobra está fumando". Quase chorei lendo! =)
Amo muito vc. Um beijo e um abraço,
Adriano