Aqui no Quênia estamos 6 horas à frente de Natal. Então, enquanto vocês estão dormindo, eu estou acordando. Ainda estou me acostumando com essa diferença de horário. Ontem, por exemplo, foi difícil pegar no sono às 23h, porque no meu relógio biológico ainda eram 17h! E quando acordei hoje, às 7h, estava caindo de sono, porque teoricamente meu corpo achava que era 1 da manhã. Acho que em mais um dia vou estar adaptada a essa diferença...
Eu estava alegre e saltitante ontem por não estar sentindo nada estranho. Mas acho que só hoje meu sistema gastrointestinal compreendeu que ele está no Quênia. Passei a manhã muito enjoada e com vontade de vomitar. Mas como era meu primeiro dia de trabalho, resolvi simplesmente respirar fundo e continuar. Acabou dando tudo certo, e até agora não precisei tomar remédio.
Estou trabalhando na Hospitalidade, o mesmo setor em que trabalhei quando estava na Suíça. Nós estamos preparando os quartos para a chegada de cerca de 15 alunos, que devem vir até o final da semana. Hoje limpamos os quartos e arrumamos as camas. Pra amanhã ainda teremos bastante trabalho, mas gosto de fazer isso.
Bom, mas vou cumprir minha palavra e contar pra vocês como funcionam os banheiros aqui na base. Eu nunca imaginei que tomar banho ou fazer número 1 ou 2 pudessem ser desafios, mas são! A dificuldade começa porque nos banheiros não tem energia. No casa de banho, durante o entardecer até que é possível enxergar alguma coisa, mas no banheiro mesmo, a qualquer hora do dia, as necessidades têm que ser feitas “às cegas”.
Esse é o lugar onde tomo banho. Não tem chuveiro, e essa cadeira serve pra apoiar as roupas, a toalha, o sabonete, e tudo mais que você não quiser que encoste no chão molhado. Quando cheguei, ganhei um balde azul, e ele é tudo o que posso usar para o meu banho. Uso um dos lados da minha saboneteira pra pegar água aos pouquinhos. Se você um dia vier pra cá, recomendo não olhar pro teto enquanto estiver tomando banho, porque as aranhas não são nada pequenas...
E vou dizendo logo uma coisa: não espere de mim mais um banho por dia! Além da dificuldade de tomar banho nessa cabinezinha, tem a questão da economia. Aqui a água é comprada, e estocada em tanques enormes. Cada gota é preciosa e deve ser usada o maior número de vezes possíveis. Quando eu contar como é que a gente lava louça por aqui, você vai acreditar!
Quando ao banheiro, me sinto uma guerreira toda vez que vou usá-lo. Primeiramente, isso não é um vaso sanitário. É um buraco cavado no chão, e essa elevação de alvenaria com o tampo sanitário não é pra sentar MESMO! É só uma forma de não fazer o usuário ter que se agachar completamente! Sendo assim, aliviar a bexiga ou o intestino são verdadeiros exercícios para as pernas.
O poço lá embaixo é enorme, e nunca recebe limpeza. Além dos dejetos naturais, papel higiênico também deve ser jogado ali. Posso garantir que, além do incômodo da posição e do cheio terrível, a sensação de ouvir o som dos seus restos indo poço abaixo não é nada agradável...
Todo mundo gosta de conforto, e isso não é problema nenhum. Mas fico feliz em descobrir que eu posso viver assim. É chato, claro, mas não me faz querer menos estar aqui! Isso é uma das coisas boas de ir para uma realidade tão diferente. Você acaba descobrindo muito sobre si mesmo, encontrando forças e fraquezas, vendo quais são os próprios limites. E, definitivamente, a falta de um vaso sanitário e de um chuveiro não são os meus...
E a gente ainda reclama da vida aqui né?! aff. A partir de agora vou agradecer cada vez que entrar no meu banheiro. usuahsuha
ResponderExcluir;***
Lindinha, agora podemos ver e vc sentir como era a vida dos nossos avós no passado brasileiro, bem passado... Deus continue te dando forças pra "suportar" tudo isso ai. Continuamos orando por vc. bjs potiguares
ResponderExcluirO último parágrafo que vc escreveu descreve exatamente o que é passar por esse tipo de experiência: conhecer nossos limites. E além de permitir um "auto-conhecimento" melhor, tb nos faz enxergar mais o próximo. Contimue assim! Amei o texto! Beijos e que Deus abençoe você e todos ao seu redor!
ResponderExcluirAtt,
Emylle Susan.
Eu sabia que vc tirava de letra! Nåo seria uma privada que iria intimidar minha filha guerreira.
ResponderExcluirTe amo. Deus te abençoe.
Limites? Na verdade talvez nunca os conhecamos! Quando nos deparamos com as realidades mais hostis, somos capazes de transpor nossos limites como se eles nunca existissem. Gostou? Filha, naum esperava de voce outra atitude se nao a de, com muita valentia, vencer cada desafio! Te amo sempre!
ResponderExcluirPapai.
Olá Ana Lu!
ResponderExcluirQue bom que você chegou bem! Estamos lhe acompanhando em oração. Te amamos e queremos o melhor de Deus sobre sua vida e o pessoal da base onde você está servindo.
Fico feliz em saber que a oferta que a igreja enviou será bem utilizada pelo pessoal.
Deus abençoe. Tem sido bom acompanhar você através do diário.
Beijos,
Pr. Edison
Sua linda! Poder aprender contigo e compartilhar da tua sabedoria me faz te amar e te admirar mais a cada dia. Morro de orgulho de te ter por perto. Que Deus te abençoe meu cãozinho! Fica com Deus.
ResponderExcluirCaramba!!!
ResponderExcluirFico muito feliz por você ser assim: graças ao nosso bom Deus, Ele te deu uma casa (refiro a essa daqui) confortável, aconchegante e uma base financeira muito boa pra viver. E muitas pessoas não "trocariam" isso por um tempo num lugar como esse ae, onde você está agora!! Você é uma garota muito humilde, gosta de enfrentar a realidade, aceita desafios... "só" pra valorizar a obra de Deus... pra falar d'Ele pra outras pessoas...enfim! Muito lindo isso!
Que Deus continue te fortalecendo e te tornando uma guerreira!! Te amo, gata!! Fica na paz!
Débora Shirley
Nossa!!!
ResponderExcluirA cada dia me surprendo mais com os desafios que vocês está enfrentando, mas nunca duvidando que você possa superá-los.
Continue firme, estamos aqui e Deus está com você.
Beijos
Zê, que legal!
ResponderExcluiré bom viver realidades assim pra saber que Deus nos dá muito mais do que precisamos. Hoje tomei um banho e lembrei das gotas d'água que são tão preciosas para os quenianos.
Só não gostei da parte das aranhas nada pequenas...
beijo!
Seu exemplo sempre me inspirando a ser cada vez uma pessoa melhor! Força e que deus continue te abençoando sempre!
ResponderExcluir