*O post vai sair completamente sem acentos, porque to usando um computador emprestado, ok?
Habari, gente! Fico muito feliz lendo os cometarios e sabendo que minha experiencia aqui tem despertado curiosidade em alguns, abencoado outros... Muito obrigada mesmo por se importarem em saber como estou, compratilharem comigo o que voces estao achando da experiencia e me encherem de alegria com palavras de encorajamento. Voces sao 10!
Estou amando o Quenia, o povo africano, o clima, a comida, tudo! De fato, tudo aqui e’ muito diferente, mas as pessoas ao meu redor tem me feito sentir tao a vontade que u nao posso reclamar de absolutamente nada!
Comecamos o dia de hoje com um momento de oracao. E foi um tempo muito especial pra mim. E adivinhem pelo que oramos? Pelos europeus e norte-americanos que tem se afastado de Deus. Fiquei realmente impactada com isso. Este povo, em meio a todas as suas dificuldades e limitacoes, esta orando pelo primeiro mundo, que tem tudo nas maos mas nao tem Deus. Comentamos o fato de que Europa e America do Norte sempre foram os maiores responsaveis por enviar missionarios a campos de todo o mundo, e agora o cristianismo tem entrado em franco declinio, e pouco se tem feito por isso. Lembrei que quando digo as pessoas que eu passei tres meses fazendo missoes na Suica, sempre recebo uns cometarios que deixam claro que a maioria de acha que fazer isso e' muito fa'cil e confort'avel, como se eles tamb'em nao precisassem de ajuda. Precisam sim!
Estar na Africa e orar por paises ricos foi um tapa no meu egoismo. A gente geralmente acha que nossos problemas sao maiores do que os de todo mundo. Raramente gastamos nosso tempo parando pra pensar na necessidade do outro. E nesta base, que vive em extrema dificuldade financeira e muitas barreiras pra realizar seus projetos, as pessoas pararam para orar pelos que estao la fora e que, materialmente falando, tem muito mais do que eles.
Foi muito bom comecar o dia assim...
De manha ajudei limpando a casa da Hospitalidade, que recebe os visitantes, e lavando louca. E ‘a tarde fizemos Chapati, um prato tipico daqui que parece uma panqueca. E’ muito bom! Vou levar a receita pro Brasil!
O fim de tarde foi meio triste, tendo que passar pela minha primeira despedidade. Elissa, minha primeira amiga romena e quem me recebeu aqui na base, teve que ir embora. Ele foi para Nairobi se encontrar com outros romenos e de la eles vao passar algumas semanas trabalhando com tribos no interior do Quenia. Acho que essa e’ a u’nica parte chata da JOCUM, ter que lidar com idas e vindas a todo o momento.
Bem, ja' est'a na hora do jantar, e se eu nao correr vou ficar sem Chapati, que e' a comida preferida de todo mundo. Amanha vou postar o primeiro video que fiz, contando como lavamos louca aqui... Nao percam as cenas dos proximos capitulos!
Beijos com saudade!
Quando nos importamos com o outro, nao percebemos que estamos a cuidar de nos. Desde a literatura, quando já se diz que nos tornamos responsaveis por aquilo que cativamos, a experiência da vida humana só se realiza em plenitude na ajuda ao próximo. Sentir a dor do outro exige muito de nós. Não sao todos, ainda, que estão preparados para acalentar sentimentos e saber cuidar deles mesmo quando a realidade ao deredor é árida, seja ambiental, seja espiritualmente. Isso não depende de tempo (idade), mas de oportunidade. Suas palavras são raios de sol. Estamos de olho!
ResponderExcluirFlavito
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirXuxuzita,
ResponderExcluirComo é lindo assistir o seu trabalho e saber que você está bem!
Seus posts nos divertem muito e nos deixam agradecidos a Deus por sua vida, sua missão e pelo povo queniano.
Que nosso maravilhoso Pai continue agindo de forma misericordiosa para com você e todo esse povo.
Eu te amo muito, e estou com saudades
Oi Ana,
ResponderExcluirAgradeço a Deus pela sua vida, por sua atitude de abrir mão de sua vida confortável junto à sua família e se dedicar ao Campo Missionário e fazendo isso com satisfação, mas não poderia ser diferente pois vc é filha de pais maravilhosos, pessoas q sempre admirei e vc não poderia ser diferente. Fico feliz pq vc é um exemplo de q pode-se sim abrir mão de seus desejos saindo de sua zona de conforto p servir. Deus abençoe!!!!
Um beijo
Cristina ( mãe do Igor, Thiago e Lucas...)
ps: são referencias p vc me identificar, lógico se vc se lembrar. rsrsrs
Aninha linda,
ResponderExcluirParabéns por estes seis dias de missões, Deus continue te abençoando bem muito. Esteja certa que oramos por vocês todos.
Não se esqueça do meu dente de rinoceronte.
Beijos.
Ana Lú,
ResponderExcluirSua reação ao descobrir que na África as pessoas estão orando pela América e Europa me fez lembrar o que eu ouvi de um palestrante recentemente, que falou no SUMITT 2011. Ele teve reação semelhante quando ouviu de um pastor que havia sido feito prisioneiro, e fora liberto por intervenção de Deus, que estava orando pela igreja na América pois, apesar de ter tudo, estava se afastando do Senhor.
Descobre-se em meio a uma situação como esta, que ter Deus é suficiente. Ele nos basta para que sejamos felizes.
Bjos, Deus a ilumine!
Pr. Edison
Querida filha,
ResponderExcluirfico feliz por perceber o que Deus está construindo em você, e em nós atraves de suas experiências. Na verdade, Deus nnca nos liberou da tarfa de interceder uns pelos outros. Ninguém tem tanto que não precise ser bençoado. A ninguém falta tanto que não possa repartir.
Sempre orei pelos africanos. Hoje você me faz pensar que preciso agradecer por eles, e pela obra que Deus está fazendo no meio do seu poovo em toda a terra.
Obrigada por isso.
Um beijo e que Deus te abençoe.
Olá filha!
ResponderExcluirComo me realizo em você! Meu coração fica "troncho" de alegria em constatar que você tá feliz e dividindo com as pessoas tantas coisas boas que Deus plantou em você. Filha, nao importa a tarefa a ser realizada, sempre dê o seu melhor. Seja arrumando quartos ou lavando louça, pense sempre que alguém será abencoado através do trabalho de suas mãos. Te mo muito!
Papai.
Lindinha, q bom poder ler o seu diário e enviar msgs. Hoje tb tive uma experiência muito legal (depende do ponto de vista de quem ver- kkkkk); além de ter passado 3hs na fila p entregar títulos no concurso p profº do estado do RN, falei sobre vc a uma colega q tb estava na fila (ela está desviada) e suas férias em lugares bem diferentes daqui. Ela ficou tão empolgada que pediu o teu endereço no blog p viajar tb contigo. Deus te abençoe e até amanhã. bjs potiguares
ResponderExcluir(Aquele apelido carinhoso), estamos em oração e conectados! Um beeeijo. Ininha.
ResponderExcluirAninha, através da sua vida o Senhor tem me ensinado:
ResponderExcluir- Que é preciso ter um coração quebrantado e humilde;
- Que esse coração deve ter a mesma compaixão que move o coração do Senhor;
- Que o amor que levamos deve ser marca em tudo que fizermos e onde formos;
- Que podemos atrair aos braços do Pai todos os povos e raças, todas as tribos e línguas.
- Enfim, ver com os olhos e sentir com o coração do Pai;
- É preciso amá-lo, mas não somente, precisamos nos mover. E não é preciso ir a África... poderíamos muito bem aplicar tudo o que temos lido aqui em nosso dia a dia. Deus a abençoe grandemente. Nossa família tem orado por ti. E nosso coração muito nos alegra em saber que cumpres um chamado. Um beijo... saudades do irmão pauferrense.
Aninha, eu me sinto miudinha diante da sua grandeza e nobreza. o seu coração é maravilhosamente lindo e tens sido um belo instrumento de Deus em nossas vidas. Estou mostrando seu blog pra mainha e dizendo pra ela como você é linda. Estamos todos babando os seus 6 dias em missões.
ResponderExcluirQue Deus continue te abençoando e que Ele te fortaleça durante todos estes dias. Estou feliz em saber que estais bem. Imagino a felicidade desse povo queniano em te ter por perto. Continua assim meu cãozinho. tenho muito muito muito orgulho de te ter na minha história.
te amo. Muita saudade.