sábado, 11 de fevereiro de 2012

Missão cumprida!

Depois de quase 30 horas de viagem, estou em casa! Cheguei por volta das 2h30 da manhã do dia 10, recebida no aeroporto pelos meus pais e pelos meus lindos amigos Abner, Akinha e Xu. Amei a surpresa, de verdade!

Estou muito animada pra rever minha igreja, meus amigos, o pessoal do trabalho... Acho que os próximos dias serão de muita história pra contar. E, com o fim da viagem, este blog também termina.

No ano passado, fui voluntária em missões na Argentina. Um dia, quando quase estava terminando minha temporada lá, senti inesperadamente o Senhor falando ao meu coração que eu iria para a África em 2012. Sim. Deus fala. Pode ser por outras pessoas, por sinais, por uma voz audível, ou por um sussurro no coração.

Procurando na internet por uma base, passei por diversos países como Senegal, Angola, Cabo Verde, Moçambique... Mas foi no Quênia que meu coração parou. As portas foram se abrindo e, quando menos esperei, já estava com a passagem nas mãos e tudo preparado para embarcar pra África. Mas, mesmo com toda a animação e com todos os planos, eu nunca poderia imaginar o quando aprenderia nesse um mês em que estive ali.

Foi na África que descobri o quanto eu tenho em todos os aspectos. Às vezes, estando lá, pensar naquilo que eu tenho em casa me fez ficar constrangida, sem ação. Ver tantas famílias despedaçadas, falta de oportunidade de educação, condições precárias de saúde, pessoas vivendo com uma (se tanto!) refeição por dia e outros retratos da miséria foram um confronto com a minha realidade. E não há como sair igual depois de uma vivência como essa.

Aprendi que, mesmo nossas pequenas ações, quando dedicadas no altar do Senhor, podem gerar grandes resultados e abençoar muita gente. Atitudes de compaixão, amor e generosidade deixam marcas profundas no coração das pessoas. Não considero que tenha feito nada extraordinário indo para o Quênia, mas mesmo as coisas simples como dar uma oferta ou me voluntariar em um orfanato foram tão sinceramente reconhecidas e tratadas com gratidão, que pude ver que onde há carência, qualquer gesto de doação pode fazer a diferença.

Precisamos reconhecer que a transformação mais importante na vida de uma pessoa é a salvação. Mas, ainda assim, não podemos ignorar a realidade do outro. Em vez de andar por aí com uma bíblia debaixo do braço, devemos aprender que para algumas pessoas, receber um pedaço de pão pode ser o mais tocante testemunho. Jesus nunca nos mandou fazer algo que ele também não fizesse, tampouco seus ensinamentos se reduziram a palavras. A prova mais marcante da presença de Deus na vida de alguém não é, portanto, o que essa pessoa fala, e sim o que é, sua sensibilidade ao outro, seu comportamento diante das mais diversas situações.

Um dos meus livros preferidos da bíblia - Tiago - fala de algo que eu experimentei como uma profunda verdade:

De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo? Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: "Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se", sem porém lhe dar nada, de que adianta isso? Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta. Mas alguém dirá: "Você tem fé; eu tenho obras". Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras.
Tiago 2:14-18

T
ambém foi um tempo de aprender muito sobre mim mesma e minha família. Deus deu a meus pais a oportunidade de alcançar grandes coisas na vida. Ambos vieram de famílias pobres, mas com muito estudo e esforço conseguiram dar a mim e meus irmãos uma vida confortável, sem que nada nunca nos faltasse. Mas, além da bênção material, meus pais foram sábios o suficiente para investirem o máximo possível na nossa educação - tanto acadêmica quanto familiar. Se tenho facilidade de conviver com outras culturas e me relacionar com pessoas das mais diferentes realidades, é porque meus pais sempre se mostraram pessoas tolerantes, respeitosas e abertas à cultura do outro.

Papai e mamãe nunca agiram com egoísmo. Enquanto para a maioria dos pais é mais confortável fazer de tudo para manter os filhos sob suas asas, os meus pais sempre estimularam meus irmão e eu a buscarmos nosso lugar no mundo. No meu caso, Deus usou isso para me preparar para a vida em missões. O apoio que tenho na minha família é o melhor dos presentes. A cada passo que dou, sinto o incentivo incondicional de papai, mamãe e meus irmãos.

Também fomos ensinados em casa a ter desprendimento. E pela graça de Deus eu posso dizer que o pouco não me intimida nem me desanima. Como todo mundo, gosto de poder me deitar em uma cama confortável, de ter um chuveiro elétrico, de poder usar uma máquina de lavar roupa, de ter sempre água encanada... Tudo isso é maravilhoso, mas não é a isso que minha felicidade está condicionada.

Enquanto cristã e missionária, tenho um alvo de vida, que foi escrito pelo apóstolo Paulo em Filipenses: 

Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.
Filipenses 4:12-13

Quero um dia poder dizer isso com a mesma propriedade que ele disse!!!

Família, amigos, colegas... muito obrigada pelo carinho que vocês demonstraram. Obrigada pelas leituras atentas, pelos comentários, por rirem e chorarem comigo, por torcerem e orarem. Peço desculpas por não ter conseguido responder a cada um de vocês pessoalmente, mas saibam que o amor que recebi por aqui me ajudou muitos nesses dias tão desafiadores e marcantes. Espero de verdade ter abençoado a vida de vocês ao compartilhar minhas experiências.

Não sou de sair por aí gritando aos quatro ventos que salvação só há em Cristo. Minha compreensão do evangelho é muito mais ligada a testemunho de vida do que de palavras. Então, se pela minha vida eu consegui abençoar vocês e fazê-los entender um pouco mais sobre quem Deus é, posso me considerar realizada e feliz!

Já estou ansiosa pelo que Deus vai realizar em mim nos próximos meses. Oro pra que eu possa ouvir Sua voz novamente, me dizendo para onde irei. No meu coração, tenho um grande desejo de ir pra Ásia no próximo ano. Mas o que mais quero é estar no lugar onde o Senhor quer que eu esteja. Podem ter certeza que, assim que eu ouvir do meu Pai qual é o próximo projeto para mim, vou compartilhar com vocês. Será um prazer fazer um novo blog, contando uma outra história!

Obrigada mais uma vez pelo cuidado e carinho! Quando precisarem de uma palavra de incentivo e de um testemunho que dê prova de que nosso Deus é real e cuida de nós em todo o tempo, voltem a este blog e lembrem-se que o Senhor que esteve comigo na África é o mesmo que está com você em qualquer lugar...

Vou sentir saudades!

Beijos,

Ana Luiza

6 comentários:

  1. Carol11/2/12

    Ana, eu adorei seu blog!! Definitivamente vc tem um chamado e tenho certeza q abençoou e continuará abençoando muitas vidas em qualquer lugar que vc passar!! Que Deus te abençoe muito e te ilumine para que tudo possa ser feitoo de acordo com a vontade e para a glória Dele!!
    Quando sobrar um tempinho na sua agenda super lotada, passe por aqui! ;)
    Um beijão meu e de todos aqui de casa!!

    De sua prima mais linda e maravilhosa,
    Carol :)

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente emocionante.
    Oro para que Deus em sua misericordia esteja usando sua vida mais e mais, para testemunhar Jesus e despertar mais cristãos a irem aos campos, não somente os mais longinquos, mas tambem aos que estão a nossa volta, precisando da Palavra de salvação e muitas vezes do material para suprimento das necessidades basicas.

    Deus seja louvado!

    Rogério Siqueira e familia.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11/2/12

    Aninha, quantas palavras, ações, e muito aprendizado você pode passar pra nós. Agradeço por poder compartilhar tudo conosco, foi infinitamente abençoador. Deus continue abençoando a sua vida. Abraço
    Rízia

    ResponderExcluir
  4. Anônimo11/2/12

    Também vou sentir saudades!
    Wannise

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, Xuxu. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Regina Célia11/2/12

    Lindinha, que bom saber que estais de volta de verdade e que irás nos falar amanhã a noite.
    Deus continue te abençoando.
    bjs

    ResponderExcluir

O que você achou?