segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Dia 24 - Um pedacinho da Etiópia

Habari! Como voces estao?

Chegou a minha ultima semana aqui no Quenia, e quero aproveitar tudo com muita intensidade! Estou tentando nao pensar na partida em si, mas nas coisas boas que eu ainda posso viver nos proximos 7 dias.

Bom, o visto que tirei no Brasil me dava direito a entrar no Quenia a partir de 1 de novembro e ficar ate’ 1 de fevereiro. Como a data final era quarta, decidi que hoje iria ao setor de Imigracao pedir mais alguns dias aqui. Mas como isso so’ pode ser feito em Nairobi, e eu nunca tinha ido la’, pedi ao meu amigo Wario que me acompanhasse.

Saimos da base por volta das 11h15, e depois de pegarmos um engarrafamento monstruoso, chegamos em Nairobi, a capital do pais, la’ pelas 13h. Depois de descermos do onibus, caminhamos ate’ a Imigracao e entramos na fila pra pedir a extensao. Gracas a Deus nao tive problema nenhum e, apesar de so ter pedido 15 dias (por seguranca), ganhei o direito de ficar ate’ dia 27 de abril! Aaaah, como eu queria...

O assunto principal estava resolvido, mas como Wario e eu tinhamos o dia livre, ele me convidou pra visitar o lugar onde ele havia morado por 18 anos. Wario e’ da Etiopia, e foi trazido para o Quenia por seu irmao mais velho quando ainda era crianca. Como aqui na Africa e’ comum que as mulheres comecem a ter filhos muito cedo e terminem muito tarde, o irmao de Wario tem filhos da idade dele! Prontamente aceitei o convite, cheia de curiosidade.

Pegamos mais um onibus, e fomos nos afastando cada vez mais dos predios, dos edificios comerciais... Em algum tempo, entramos em um complexo de favelas. Wario falou que era ali que ele tinha morado praticamente a vida toda. Apesar de nunca ter estado em uma favela, me senti segura por saber que ele conhecia muita gente ali.


Quando descemos do onibus, o primo de Wario estava esperando por nos. Nas ruas, pessoas, alimentos, bicicletas, tendas, lixo e animais disputam espaco. O lugar e’ realmente muito simples. Caminhando, Wario perguntou se eu topava comer comida tipica da Etiopia. Nem pensei duas vezes – tanto porque estava morta de fome, quando porque estava morta de curiosidade.

Entramos em um restaurante muito simples mesmo, e disse a Wario que ele ficasse ‘a vontade pra escolher, ja’ que eu nao conhecia nada. Ele pediu “Tips”, e um tempo depois chegou o prato. A comida veio numa bandeja, e consistia de uma massa branca bem fininha (que de primeira eu confundi com um pano de prato) e um pratinho de carne. Wario despejou o conteudo do pratinho na massa (foi ai que vi que nao era pano de prato!). Fiquei esperando garfo, faca, prato... Mas essas coisas nunca chegaram.


Wario me explicou que, na Etiopia, alem de nao se usar talheres, comer e’ considerado um ato social. Ele disse que comer sozinho e’ sinal de egoismo, e as pessoas estao sempre buscando amigos e parentes pra dividir um prato. Sendo assim, colocamos a mao na massa (literalmente) e dividimos o Tips. Eu cai’ na besteira de morder uma pimenta e quase morri do coracao. Eu tenho uma sorte com essas coisas...

Devidamente alimentados, seguimos ate’ a casa onde Wario foi criado. Sua familia e’ praticamente toda etiope, e ate’ a decoracao da casa e’ bem diferente do que se ve por aqui. Enquanto todos falavam suaili ao meu redor, fiquei conversando em ingles com a sobrinha de Wario. Todos eram muculmanos, mas em momento algum me senti intimidada. Pelo contrario, todos foram muito hospitaleiros.


No caminho de volta, paravamos praticamente em cada esquina pra Wario cumprimentar seus amigos de infancia, com os quais ele cresceu jogando futebol. Tambem encontramos um grupo de criancas que estava saindo a escola.



Apesar de estar dentro de Nairobi, pude ver um pedacinho da Etiopia atraves das experiencias que Wario me contou, da sua familia e ate’ mesmo da comida!

Saimos de la’ por volta das 17h, pegamos o Matatu (onibus) e caminhamos ate’ a base. Eu estava muito cansada, mas tambem muito feliz pelo dia que tive.

6 comentários:

  1. Pano de prato? rsrsrs Parece mesmo. Tenho que deixar de ser vegetariana quando eu for fazer uma viagem dessas.
    =D

    ResponderExcluir
  2. Mamma Midia30/1/12

    Minha Flor, ate na hora de resolver um problema voce arranja uma oportunidade de conhecer o novo. Isso e que significa aproveitar bem as oportunidades. Fico so pensando no que Deus quer fazer atraves de voce a partir de toda essa visao de mundo que Ele esta lhe dando. Abra bem os olhos ... e o coraçåo. Te amo e estou com saudades.
    Beijos, filha. Boa noite e que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Regina Célia30/1/12

    Oi lindinha!
    Estou com uma "inveja santa" de vc. Que aula de geografia estais tendo e compartilhando conosco. Estou amando e com certeza vc vai fazer parte das minhas aulas nas escolas durante esse ano.
    Deus te abençoe.
    bjs potiguares

    ResponderExcluir
  4. Anônimo30/1/12

    Zizi,

    Como é inspirador ler o seu diário! É linda a maneira como você lida com o "novo" e as dificuldades. Você é movida a desafios e está sendo talhada por Deus para a realização de uma grande obra! O que você tem feito é maravilhoso. Tô super feliz e orgulhoso por você. Se cuida, minha cremosa!

    Popis.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo30/1/12

    Aninha, adoramos o seu dia de hoje!!! Li para Isa e ela adorou! Nivaldo, que estava ouvindo a leitura, teve uma crise de riso na parte da pimenta e disse: " esperta, ela!". Esperta é pouco. Você é maravilhosa!!! Que Deus continue cuidando de você! um beijo

    ResponderExcluir
  6. ju lobo31/1/12

    Ai mulher como vou viver sem esse diário???? Affffffffffff
    quando chegar peça a Mari p/ ir lá em casa visitar Pedrinho vc vai se apaixonar ok? bjim sou sua fã

    ResponderExcluir

O que você achou?