terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Dia 25 - Encanto infantil

Habari, rafiki wangu!

Fisicamente, tenho que dizer que nao estou na minha melhor condicao. Desde ondem tenho sentindo muita dor de cabeca, mas nao e’ igual ‘a dor da enxaqueca. Parece mais com uma gripe. Alem disso, tenho sentido dor no estomago e ontem tive febre ‘a noite. Hoje acordei ainda com dores, e estava disposta a passar a manha na cama. Mas ai’ venho um convite, e decidi nao recusar.

Hebrom, um dos missionarios daqui, me chamou para participar com ele de um trabalho voluntario que ele desenvolve semanalmente. Topei ir mesmo sem saber pra onde era. So’ depois descobri que se tratava de um orfanato! Foi ai’ que fiquei ainda mais animada e esqueci as dores!

Por volta do meio dia chegamos ao orfanato Springs of Hope. Ao entrarmos, Hebrom perguntou se eu gostava de bebes, e eu respondi que adorava, claro. Tirei os sapatos, entrei no salao e comecei a trabalhar. A responsavel pelas criancas me entregou uma mamadeira, um babador e pediu que eu escolhesse um bebe para alimentar. Peguei o primeiro da fila, uma menininha linda, que devia ter uns 8 meses. 
 

Terminei de dar a mamadeira a ela e disse que estava pronta pra mais trabalho. A responsavel, entao, perguntou se eu sabia trocar fraldas. Disse que sim, e lembrei dos 2 meses que passei com minha sobrinha Sofia, assim que ela nasceu. Mas a realidade ali era bem diferente. Pra comecar, as fraldas eram de pano, e eu nunca as tinha usado. Alem disso, nao havia trocador, nem lencos umedecidos, nem pomadinhas e talquinhos cheirosos.



O trabalho era simplesmente tirar a fralda suja e colocar outra. Toquei o tecido e vi o quanto era grosso e parecia desconfortavel para as criancas. Me senti mal por elas, principalmente quando percebi que muitas estavam com a pele um pouco ferida. Troquei tres criancas, e, como a ultima nao parava de chorar, a segurei no meu colo por um tempo, esperando que ela dormisse.


Enquanto cuidava das criancas, comecei a pensar que muitas pessoas que conheco e foram adotadas hoje tem uma vida maravilhosa, com tudo do que precisam. Fiquei triste ao pensar que muitas familias quenianas nao tem dinheiro sequer pra criar os filhos que geram, muito menos adotar outros! Meu coracao doeu de pensar que a maioria daquelas criancas vai crescer sem saber o que e’ um pai ou uma mae, o que e’ viver numa familia.

Sai do orfanato com vontade de chorar, orando pra que Deus mude o destino das criancas que conheci. Na maioria dos casos, eles crescem em extrema pobreza, tornam-se adultos, geram filhos, e, como nao podem cria-los, tambem os entregam para adocao. E’ um ciclo vicioso, uma realidade dificil que se repete. E o pior: no Quenia, os orfanatos sao privados. Nao ha’ nenhum incentivo ou beneficio da parte do governo. Fiquei admirada com o amor que move as pessoas a investirem o que tem na tentativa de dar a criancas abandonadas um futuro melhor.

Jesus nos disse que ninguem que nao for como crianca entrara’ no Reino dos Ceus. Hoje, ao receber olhares cheios de pureza e ver aquelas maozinhas segurando firme meus dedos, consegui entender melhor por que. Assim como as criancas se entregam completamente, dependendo de nosso cuidado e carinho, tambem devemos nos colocar diante de Deus com coracoes puros e prontos a receber a protecao que Ele tem pra nos dar.

A verdade, e’ que, mesmo quando crescemos, ainda assim precisamos do nosso Pai celestial. Ainda que nossa familia falhe, ou que vivamos uma realidade diferente do que desejamos, Deus nao deixa ninguem orfao. Seu desejo e’ estender seu cuidado a todos quantos, de coracao sincero, o recebem como Senhor de suas vidas.




"Em verdade vos digo que, se nao vos converterdes e nao vos fizerdes como criancas,
de modo algum entrareis no Reino dos Ceus."

Mateus 18:3

8 comentários:

  1. Que lindo, meu guigui! To amando tudo que você tá escrevendo e tô muito orgulhoso de voce por fazer isso. Beijos e se cuide, ok? Saudades

    ResponderExcluir
  2. Que lindo irmãzinha!!!
    Tenho certeza que cada passo que você tem dado tem agradado ao Senhor. Foi para isso que Ele te enviou: levar o amor dEle papa essas crianças, que como você mesmo disso, são orfãs mas não do Pai Celestial que as ama e cuida delas. Meu desejo é que todas essas experiências te motivem a continuar se entregando a obra do Senhor, e mesmo quando sentires vontade de chorar, chore, porque quem enxugará as suas lágrimas será o Seu Pai, que olha para você e estende Seu braço forte para te sustentar em toda sua caminhada.
    Continue plantando os frutos do Espírito e você colherá as mais divinas bençãos!
    Te amo!

    ResponderExcluir
  3. Regina Célia31/1/12

    Oi lindinha!
    Vc parece q tem jeito com crianças msm. kkkkkkkkkkk
    Deus a abençoe sempre.
    bjs potiguares

    ResponderExcluir
  4. Xuxuzita! Este passeio foi especialmente lindo! Parabéns pela instrumentalidade nas diferentes áreas.
    Te amo muito. Estamos em oração. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Mamma Midia31/1/12

    Meu amor, imagino como voce se sentiu enquanto cuidava das criancinhas. Imagino tudo o que se passou pela sua cabeça. Que bom que elas puderam provar do seu carinho e de sua intercessåo. Sei que o Pia do C'eu vai cuidar delas.
    Cuide bem de sua saude tamb[em. Deus te guarde e te abençoe . Bo noiteˆfilha.

    ResponderExcluir
  6. Sempre versatil, muito lindo este seu relato! Mas creiamos que o mesmo Deus que nos supre dara dias melhores a esses pequeninos.
    Estamos em oração.


    Familia Siqueira.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo1/2/12

    Meu Zizi,

    Seu diário é inspiração e aprendizado prá mim. Muito bonito ver como você tem se doado em favor de tantos outros. Sei que você que faz tudo isso motivada pelas verdades que o Senhor colocou em seu coração e pelo amor que você tem a ELE. Minha filha, que o nosso Deus te fortaleça a cada dia e que seus talentos (que são muitos) sejam usados para a glória de Deus.
    Beijos apaixonados de um pai cheio de orgulho!

    Popis.

    ResponderExcluir
  8. ju lobo2/2/12

    affffffffffffffffffffff arrasada agora!!!!!!
    Tenho um BB "especial" de 11 meses e vendo essas crianças crescendo sem pais dá um aperto danado no coração e as lágrimas teimam em ñ parar de cair. Meu filho apesar de todos os problemas que enfrenta consegue entender o que é aconchego de mãe e quando chora logo para quando aconchegado conosco. Imaginei essas crinças sendo criadas em berços, sem um abraço, um "cafuné"... ai que angustia!!!!!!

    Parabéns pela força eu já estaria em depressão num caso desse

    ResponderExcluir

O que você achou?